Desemprego recua para 9,8% em outubro

Em setembro, taxa de desemprego estava em 10,2%. Houve redução em Recife, Salvador, São Paulo, Fortaleza e Belo Horizonte.

A taxa de desemprego total no conjunto das seis regiões onde a Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) é realizada recuou de 10,2%, em setembro, para 9,8% em outubro, conforme levantamento do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIeese) e da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), divulgado nesta quarta-feira (27). Em outubro do ano passado, a taxa estava em 10,4%. De acordo com a pesquisa, o total de desempregados foi estimado em 2,044 milhões de pessoas, 94 mil a menos que no mês anterior e 128 mil a menos que em outubro de 2012. A população economicamente ativa (PEA) das seis regiões ficou em 20,89 milhões de pessoas, número bastante semelhante ao do mês anterior.

Na passagem de setembro para outubro, a taxa de desemprego total diminuiu em Recife (de 14,5% para 13,5%), Salvador (de 17,8% para 17,1%), São Paulo (de 10% para 9,6%), Fortaleza (de 7,7% para 7,3%) e Belo Horizonte (de 7,2% para 6,9%) e permaneceu relativamente estável em Porto Alegre (de 6,2% para 6,1%).

Setores O setor de serviços registrou saldo de 56 mil novos postos de trabalho (avanço de 0,5%); enquanto a indústria de transformação teve 21 mil contratação (variação de 0,7%); o de comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas veio em seguida, com 15 mil contratações (0,4% a mais).

Já o setor de construção perdeu 11 mil postos de trabalho, o que representa queda de 0,7% na comparação com setembro.

Da redação com informações do G1

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s